domingo, 2 de novembro de 2014

Homenagem aos meus mestres

Você lembra de seus professores do primário? Lembra de como foram capazes de fazer de você a pessoa que é hoje? Que bom que lembra...eles merecem ser lembrados.
Se gostar do texto compartilhe com seus contatos também.

Meniiiino não faz isso!!!E já saia puxando um pelo braço enquanto outros tentavam pegar a merendeira com” ki-suc” ou “ki-refresko de groselha, vermelho feito sangue” e ,“bolacha maria” da colega desatenta, aliás, vale lembrar que o ki-refresco era do jarrão(ei jarrããão!!!! Lá saia aquele gordo disfarçado de jarro de refresco na tela da tv em preto e branco, nos intervalos do vila sésamo, do titio Barbosa ou do programa do Chico City). A molecada não dava trégua à professora Maria do Carmo da 1ª série no colégio Barão do Rio Branco, que de vez em quando puxava um pela orelha, e não adiantava falar para a mãe porque o ato se repetiria em casa. A escola era o lugar mais longe que eu já tinha ido sozinho, lembro que foi o lugar onde vivenciei minhas primeiras conquistas, como dar uma volta inteira no perímetro do “barão”...ah!!!que sensação de vitória maravilhosa!... nunca, jamais em toda a galáxia alguém se sentiu tão poderoso, tão monárquico, tão...Rocky Balboa, quanto eu...lembro que tinha uma sala de alunos especiais, e naquela época aluno especial, para um garoto de sete anos significava “maluco”(hoje sei que eram de fato especiais, e mais especiais eram suas mães que lutavam para que tivessem uma vida normal como qualquer criança mesmo sabendo que eles sofreriam brincadeiras sem graça das outras crianças “normais”...crianças sabem ser cruéis...não se ensina isso...é nato), outra conquista foi passar na frente da porta dessa sala olhando para dentro,  o medo era terrível, as pernas cambaleavam, o coração batia mais acelerado que as caixinhas da fanfarra, o terror se apoderou de mim de tal forma que, apesar da porta ter somente uns 120 centímetro, pareceu que o tempo que levei até findá-la foi de umas duas horas e meia e quando finalmente o percurso foi concluído, saí correndo feito um desesperado com a sensação de que algum aluno daquela sala estava correndo atrás de mim. Meu Jesus!!!!consigo sentir a mesma sensação daquele momento...sensação de espectador de filme de Hitchcock no Cine Ypiranga ou no Guarany.
Me recordo que as vezes em que me atrasava na cópia da tarefa na lousa, começava a lagrimar porque a professora dizia: “-Quem se atrasar vai ficar depois da aula de castigo”...abria o olho com dois dedos e pedia para o colega ao lado assoprar para tirar o cisco...mentira...estava chorando, mas não queria que ninguém soubesse...ela olhava minha letra e dizia “-é quase um médico, falta pouco”, até hoje a minha letra é assim, quando termino um texto só eu e Deus entendemos o que escrevi...cinco minutos depois...só Deus kkkkkk, que tortura, que malvadeza, éramos tão pequenos, tão indefesos, essas palavras eram mais ameaçadoras que as palavras do padre na tv quando sentenciava todos ao inferno caso não se convertessem, kkk, cheguei a querer conhecer o diabo a ter que ficar depois da aula com a megera. A despeito de tudo isso, dessa pressão psicológica, ela conseguiu fazer com que nós, digo, alguns de nós...digo...”quase uns dois de nós” gostássemos de estudar, rsss. Sou muito grato à professora Maria do Carmo que não desistiu de nós quando até Deus já tinha desistido. Ela deu início a muitas carreiras brilhantes, a muitos homens e mulheres de bem.
Alguns de meus professores, digo, muitos deles...digo...todos eles, falavam coisas e davam explicações que eu pensava: “-égua!...o que esse cara tá dizendo???? Será que ele é de outro planeta e lá, com a mente evoluída deles,  eles aprendem essas coisas??? Será que eu sou de outro planeta???? Ah! É isso...eu sou do planeta dos macacos...só pode.
Hoje, homenageio os professores lembrando alguns outros professores que fizeram de mim o homem que sou, um pai de família determinado a dar o melhor para os filhos, mesmo que às vezes consiga apenas o genérico do melhor, o melhor esposo do planeta, a despeito da discordância da minha mulher, ela como todas as outras com seus esposos, não me entende...kkkk.
Professora Maria do Carmo 1ª série, Lucy Bandeira 2ª, Janete Pascarelli de Mesquita 3ª, Jane 4ª.
No ginásio, colégio estadual: Maria do Carmo mat., Nely Port, Terezinha artes, Ivan mat, Paulinho handebol, Rosalvo Quim e Fis.,Walcimar Moura Ed física, Weber ciências, Dona Estar vice diretora, Dona Milca diretora, braba no último...na ETFA Núbia port, o tamba(só lembro o apelido de alguns), a Matahari, Delbanor, Valverde, César, Valmir Alencar, Marc Clark, Almir Liberato, Roberta, Anely, Rita(maluca), Moisés, Elson, Julinho, Orlando, Humberto de ospb e moral e cívica, kkk, cantávamos o Hino Nacional, o Hino do Amazonas e o Hino da ETFA(hj IFAM)...eita...lá se vão alguns neurônios e lá se vem uma dor de cabeça de forçar as lembranças, mas vale a pena...eles merecem.
Parabéns professor e muito obrigado.

Por Ricardo Serrão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deusa Arte.

MÚSICA Já escrevi sobre a presença da arte nas nossas vidas. “A arte é assim, alguns gostam, outros nem tanto, outros são distantes, mas tod...